sábado, 26 de abril de 2008

SUPER-HERÓI: O FILME

Não pense que “Super-Herói: O Filme” é uma paródia diferenciada e interessante, pois está longe de ser. O único ponto que pode chamar a atenção no longa é o seu tema. Sim, nem mesmo as adaptações de quadrinhos escaparam de ganhar uma versão cômica.
Infelizmente, não é desta vez que sentiremos orgulho de termos permanecido noventa minutos assistindo a uma comédia do gênero específico. É claro que existem situações engraçadas onde é inevitável não deixar escapar ao menos um sorriso. Mas a falta de inteligência do script fala mais alto, fazendo da película mais um conjunto de situações desinteressantes que só servem para testar o potencial do público para reconhecer os filmes parodiados.
Noventa por cento da história principal - se é que há alguma - gira em torno do primeiro “Homem-Aranha”. Rick Riker (Drake Bell) é o Peter Parker da vez, um garoto simples e zoado pelos maiorais do colégio onde estuda. Mas tudo começa a mudar quando, numa visita a um centro de pesquisas, Rick é picado por uma libélula geneticamente modificada e ganha super poderes característicos.
Como toda narrativa do tipo, um vilão era mais do que obrigatório. Para isso, temos o Ampulheta. Um homem que, após experiências e uma história muito mal contada, depende de forças humanas para se manter vivo, então ele simplesmente as suga das pessoas.
Obviamente, todo esse roteiro é plano de fundo. Qualquer elemento torna-se uma mera desculpa para que cenas humorísticas e sem sentido sejam jogadas na tela. Ponto negativo para o diretor Craig Mazin (Todo Mundo em Pânico 4) que, após ter comandado vários filmes do gênero, já deveria saber que a premissa destas películas está desgastada e inovações são sempre bem vindas.
Drake Bell (Os Seus, os Meus e os Nossos) não se encaixa bem no papel principal. O ator se esforça para encenar uma versão caricata do escalador de paredes original, mas não chega nem perto do sucesso. Às vezes parece que a produção estava tão desesperada para encher o longa com os mais diversos tipos de piadas que passaram por cima de péssimas atuações e buracos no projeto.
Drake não passa de um espelho para o resto da equipe de atuação. Com exceção de Leslie Nielsen (Corra que a Polícia Vem Aí), o grupo parece simplesmente não fazer diferença alguma no projeto em si; deixando a sensação de que ninguém estava dando a mínima para o resultado final, apenas queriam terminar logo as filmagens para acrescentar mais uma sátira em suas filmografias.
Apesar de o arco principal ser focado em apenas um filme, temos outras citações no decorrer da fita. “Quarteto Fantástico” empresta Sue e Johnny Storm - respectivamente, Mulher-Invisível e Tocha-Humana. Há uma breve visita à mansão Xavier, onde sua versão afro-americana dá as caras ao lado de outros mutantes já conhecidos. E nem mesmo o excelente “Batman Begins” é deixado de lado, pois a infância de Rick é contada em cima da história do Homem Morcego.
Os efeitos visuais são sempre uma atração à parte nas adaptações. Infelizmente (ou não) “Super-Herói: O Filme” passa longe de ser um exemplo para os próximos filmes do gênero a serem produzidos. Todas as situações que normalmente exigem um computador e uma boa equipe realizadora são completamente superficiais, deixando o gosto de regressão em nossas bocas após o término da sessão cinematográfica.
A trilha sonora deveria ser um complemento ao projeto. Mas a mesma peca na sua concepção, deixando claro a ignorância de seus idealizadores.
Ou seja, há inúmeros motivos para que o longa seja deixado de lado. Afinal, se a película fosse mesmo um espetáculo, não iria inspirar-se e copiar filmes já consagrados da história do cinema.

Nota: 4

7 comentários:

Anônimo disse...

Paródias não devem nunca ser levadas a sério... não dá pra entrar no cinema pra ver um filme desse e esperar algo digno do Oscar.

Mas concordo com o ponto de vista do autor... o fato de serem filmes despretensiosos não significa que devam ser malfeitos. Não custa nada caprichar nos roteiros e colocar atores mais competentes para explorar melhor as piadas. É só assistir "Top Gang" ou "Corra que a polícia vem aí" pra entender exatamente essa diferença que o Wilian explorou.

Bela crítica... continue assim

Anônimo disse...

Ah, só faltou eu destacar uma coisa que acho que o Wilian explorou pouco: LESLIE NIELSEN! TODAS, eu digo, TODAS as cenas com esse veterano do humor americano foram brilhantes! Vale a pena ver o filme só pra conferir a performance dele.

Anônimo disse...

Ei!

Sacanagem colocar essa libélula como sendo EU! ¬¬"

Tá certo que eu fui um pouquinho - mas bem pouquinho mesmo - emo no meu filme mais recente, tava um pouquinho abatido, revoltado, com lápis no olho, mas normal...
quem nunca fez isso e acha coisa de uma pessoa "diferente", que atire a primeira pedra! (Haha, errou seu bobo! xD.. xP)

Muito injusto isso tá?
Aliás, o mundo é injusto..
Ahhhh, quero morrer! ='(
Droga..
tenho que ir..
preciso retocar minh... ehhh..
qr dizer...
preciso ir ao banheiro..!

Xau xau..

*Vai Teia xD*

Unknown disse...

Ahááá Ô.~ !

Como eu disse: 10 pro Wilian, Super Herói- O filme - 0,5
huahuahua!
Argumentação e análise fortes.
E tá certo mesmo..Estava meio fraco de piadas..:/
Mas eu ri daquele Tom Cruise! :D

Muuuito bom mesmo isso aqui!
E cada dia mais cheiooo =D~
Temporada perigosa chegando *Bãã* =)~

Beijo!
s2
;*

*Que prossiga a evolução daqui o//*

Anônimo disse...

Bom, eu não assisti o filme mas já deu pra entender o 'saco' que é.
Ok.. ok, eu não gosto pq eles zoam alguns dos filmes que eu mais curto e tal, isso é uma tiração de sarro sim --'
Aliás, o Wil sempre consegue deixar críticas boas aqui eeerr, nem precisa falar disso, mas né, gostei da última frase e concordo: 'Afinal, se a película fosse mesmo um espetáculo, não iria inspirar-se e copiar filmes já consagrados da história do cinema.'

É isso mesmo, terminou bem sua crítica.

;**

Lorenna Barros disse...

Mais uma vez, bombando hein? Parabéns pelo blooog! \o/
E quanto ao filme, que droga, poxa.;x Concooordo plenamente. Coisa muito batida, já. Era de se esperar um roteiro mais inovador. Plágio não dá! ;/

Adooorei a crítica! x)


;*

kahradcliffe disse...

É, eu concordo que foi uma coisa nada 'inovante', mas por incrível que pareça, eu gostei bastante do filme. Não sei se foi porque eu já fui ao cinema esperando a maior porcaria já vista como aquele 'Espartanos' e o minhas expectativas foram superadas, nesse ponto.
Will, as críticas continuam ÓTIMAS. \o/